Comunicação
Bacia de Santos

O Projeto de Monitoramento da Biota Marinha para Atividade de Sísmica está relacionado ao processo de licenciamento ambiental de atividades de pesquisa sísmica e é realizado exclusivamente quando tais atividades são implementadas.

O projeto prevê a identificação e observação de mamíferos marinhos (baleias e golfinhos) e quelônios (tartarugas) para garantir a segurança destes em relação à atividade, além dos procedimentos para aumento gradual das fontes sonoras e desligamento imediato caso seja avistado algum animal em um raio de 500 metros no entorno das fontes sonoras. Tais identificações e observações são executadas através de observadores de bordo, presentes nas embarcações e devidamente treinados para esta atividade.

Em outubro de 2017, foi iniciada a atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 4D Nodes no Campo de Lula (Segunda Campanha), na Bacia de Santos, por meio da empresa CGG do Brasil. A área total pesquisada é de 509 quilômetros quadrados e a área de aquisição é de 342,72 quilômetros quadrados. A atividade está sendo realizada em profundidade mínima de 2 mil metros e a menor distância da costa, referente ao município do Rio de Janeiro (RJ), é de aproximadamente 256 quilômetros. O fim da atividade está previsto para ocorrer em fevereiro de 2018.

Também em outubro de 2017, na Bacia de Santos, foi iniciada a atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes no Bloco de Libra, por meio da empresa Fairfield Nodal do Brasil. A área total pesquisada é de 1.813,3 quilômetros quadrados e a área de aquisição é de 1.205 quilômetros quadrados. A profundidade mínima da área de aquisição é de aproximadamente 1.800 metros e a menor distância à costa, referente ao município de Arraial do Cabo (RJ), é de aproximadamente 157 quilômetros. O fim da atividade está previsto para ocorrer em maio de 2018.

Os relatórios do Projeto de Monitoramento da Biota Marinha são documentos públicos e podem ser solicitados ao Ibama.

Para conhecer a proposta de Projeto de Monitoramento da Biota Marinha para a Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 4D Nodes no Campo de Lula, clique aqui.

Para conhecer a proposta de Projeto de Monitoramento da Biota Marinha para a Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 3D Nodes no Bloco de Libra, clique aqui.