Comunicação
Bacia de Santos

O Plano de Proteção à Fauna (PPAF) representa uma importante ferramenta estratégica utilizada na orientação das ações de resposta referentes à fauna em caso de acidente com vazamento de óleo no mar. Fornece informações sobre as espécies de animais selvagens que potencialmente venham a ser atingidas durante um incidente e otimiza o direcionamento das respostas para que estas sejam rápidas e eficientes, minimizando o impacto sobre as populações naturais.

O objetivo do PPAF é apresentar estratégias de resposta a fauna pré-definidas, considerando os grupos taxonômicos e as áreas prioritárias para a fauna silvestre em caso de vazamento de óleo na Bacia de Santos. Este documento é um anexo do Plano de Vazamento de Óleo na Bacia de Santos (PEVO-BS) da Petrobras e possui enfoque nas estratégias de proteção, resgate e reabilitação à fauna.

Os objetivos específicos do presente plano são:

- Descrever as espécies/grupos taxonômicos prioritários para proteção em caso de vazamento de óleo, considerando características espaço-temporais;

- Identificar as áreas relevantes e prioritárias para a proteção à fauna;

- Detalhar as estratégias de respostas, apresentadas sob uma abordagem de três níveis: Resposta Primária, com a coleta de carcaças oleadas e evitando a contaminação da cadeia alimentar, mantendo o óleo afastado da fauna, Resposta Secundária, a qual visa manter a fauna afastada do óleo através de afugentamento e captura preventiva, e Resposta Terciária, cuja captura e tratamento à fauna oleada estão envolvidas.

As atividades do PPAF constam dos relatórios de exercícios simulados realizados periodicamente pela Petrobras, nos quais o plano é exercitado. Os relatórios são públicos e podem ser solicitados ao Ibama.
Acesse aqui os outros documentos do projeto:
Anexo I.3_1_1_Identificação das Áreas Prioritárias
Anexo I.3.1_2_Tabela de espécies vulneráveis
Apêndice I.3_1_1_Fichas Estratégicas Áreas Prioritárias
Apêndice I.4_2_1_Fichas Espécies Prioritárias