Comunicação
Bacia de Santos

Iniciada a produção no campo de Búzios


Navio-plataforma Dynamic Producer está em operação no pré-sal da Bacia de Santos

Foto: Plataforma FPWSO Dynamic Producer

Entrou em operação, na última terça-feira (10/3), o sistema de produção antecipada do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Esta será a primeira produção em larga escala e de longa duração na área da Cessão Onerosa. A produção será realizada por meio do navio plataforma Dynamic Producer, interligado ao poço 2-ANP-1-RJS, com produção média restringida em 15 mil barris de petróleo por dia, em função de limitação no aproveitamento de gás.

Por meio desse sistema antecipado, pretendemos produzir durante seis meses. Este período servirá para obter informações essesnciais para a otimização do primeiro sistema de produção definitivo do campo, que utilizará a plataforma P-74, atualmente em fase final de conversão no estaleiro Inhaúma, no Rio de Janeiro.

O campo de Búzios está localizado a cerca de 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, a uma profundidade de água de 1.600 a 2.100 metros. Anunciamos sua declaração de comercialidade em dezembro de 2013.

Sobre Cessão Onerosa - A Cessão Onerosa é um contrato oneroso que assinamos com a União para um conjunto de áreas e campos do pré-sal da Bacia de Santos. Este contrato conforme permitido por lei, nos autorizou a exercer, mediante o devido pagamento à União, as atividades de pesquisa e produção de petróleo e gás natural nestas áreas, até o limite de 5 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

Notícias relacionadas