Comunicação
Bacia de Santos

Quem Somos


O site Comunica Bacia de Santos faz parte do Programa de Comunicação Social Regional da Bacia de Santos (PCSR-BS) e tem como finalidade apresentar informações sobre as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural desenvolvidas pela Petrobras na área da Bacia de Santos.

A implantação das ações de comunicação previstas no PCSR-BS é uma exigência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) como parte do processo de licenciamento ambiental dos projetos marítimos de óleo e gás.

A Bacia de Santos é a maior bacia sedimentar marítima brasileira, com uma área total de mais de 350 mil quilômetros quadrados e que se estende de Cabo Frio (RJ) a Florianópolis (SC).

As primeiras atividades da Petrobras na Bacia de Santos tiveram início ainda na década de 1970, quando a empresa iniciou suas atividades de exploração e produção na região.

Fatores limitantes, entretanto, como a tecnologia disponível à época, representavam um grande desafio para o setor, já que a indústria petrolífera mundial não tinha ainda conhecimentos relacionados à produção de óleo em uma área com características geológicas tão singulares como as apresentadas na Bacia de Santos, o que dificultava a viabilização da produção. A descoberta de reservas de petróleo na Bacia de Campos, localizada na costa do Rio de Janeiro, contribuiu definitivamente para que a Petrobras concentrasse seus investimentos nessa região produtora.

Décadas depois, a Petrobras voltou a investir na perfuração e produção de poços na Bacia de Santos.

Formada há mais de 130 milhões de anos, após o início da separação de América do Sul e África, a Bacia de Santos é uma típica bacia sedimentar de margem atlântica, apresentando, porém, uma evolução geológica diferente das bacias de Campos e Pelotas, localizadas respectivamente a norte e sul.

Em uma região de águas ultraprofundas, ocorre o desenvolvimento de reservatórios carbonáticos abaixo de uma camada de sal com até dois quilômetros de espessura, conhecida como pré-sal, caracterizando uma das maiores províncias de petróleo do mundo, apresentando acumulações de óleo pesado, óleo leve e gás não associado.

Por sua amplitude geográfica, as atividades marítimas relacionadas à produção de petróleo e gás da Petrobras na Bacia de Santos não se concentram exclusivamente em uma cidade ou região: a empresa possui instalações em municípios como Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC), entre outros.

Clique aqui e conheça os empreendimentos marítimos da Petrobras na Bacia de Santos.